sábado, 17 de novembro de 2007

Organizar o movimento do pescoço: um bom caminho para "tirar o peso dos ombros".

Associando as duas postagens anteriores sobre a vértebra atlas e o alongamento axial quero dar algumas sugestões sobre movimentos do pescoço que incluo em todas as minhas aulas. Tenho tido um retorno excelente dos alunos em relação à essa prática.

A intenção é mover a cabeça sobre a estrutura atlas/áxis e tão somente sobre ela, percebendo seus espaços e sua mobilidade.

O movimento no plano frontal.
Coloquem as duas mãos - mais especificamente os dedos unidos, nas laterais do pescoço. O dedo mínimo se posicionará encaixado abaixo da mandíbula. Os braços dobrados repousam sobre o tórax e os ombros ficam bem soltos.
Faça movimentos suaves apenas de um lado para o outro com o pescoço macio e relaxado.
Os dedos não deverão sentir nada, nenhuma espécie de tensão. As próprias mãos podem brincar com a cabeça empurrando-a suavemente de um lado para o outro.
Quando sentir a cabeça movendo-se com o mínimo de esforço, tire as mãos e procure realizar o movimento com a mesma leveza.
Imagine que você tem um pincel preso na ponta da cabeça e que vai pincelar uma pequema faixa no teto, de um lado para o outro. a cabeça pende suave de uma lado para o outro.
Outra imagem interessante é a de que temos um fio ao longo de cada lado do pescoço. O fio de um lado vai cedendo lentamente e deixa a cabeça ir pendendo suave para um dos lados - a intenção é não ativar nada no sentido de puxar a cabeça, mas simplesmente deixá-la ir, mantendo relaxado o lado côncavo (para onde a cabeça cai).
Atenção é um exercício de mobilidade do pescoço / cabeça (atlanto-occipital e atlanto-axial) e não de alongamento.

Experimentem e me contem!

2 comentários:

Anônimo disse...

oi Silvia, não só adorei esses ultimos posts como ja testei em mim e em uma paciente que possui uma retificação cervical "linda" e nenhuma consciência de sua postura segurando o mundo nas costas... e é claro.. ela adorou!! descobriu que tem uma cervical embaixo daquela tensão toda!!

bjuss

Silvia Gomes disse...

Oi Dayse, que bom então que foi útil!! Falta a última parte, o plano sagital - o melhor para a retificação porém o mais difícil! Vou fotografar para ficar masi fácil a compreensão.Beijos!

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..