sexta-feira, 23 de novembro de 2007

"Olha a postura!"


"Endireita as costas!"!
Quem já não ouviu essas frases?
E vamos combinar: coisa bem mais fácil de falar do que fazer!
A resposta motora à essas perguntas é, geralmente , um espremer de escápulas na tentativa de abrir na marra um peito que não está pronto para isso e não vai ceder por mais do que alguns segundos.
Também tem aqueles casos de quem ouviu tanto a famosa frase e suas variações que consegue manter as escápulas amarradas lá atrás por anos (ou até pela vida toda).
São tentativas de organizar a postura utilizando músculos grandes, que não tem essa função e só geram mais desconforto e tensão.
O fato é que manter uma postura bacana, o que inclui ombros relaxados, peito e costas amplos, não é coisa tão simples quando levamos anos construindo o que somos e como estamos hoje.
Quando me pedem dicas para organizar a postura em pé, eu sempre me remeto ao crescer.
"Mas crescer para onde", me perguntam?
Para o céu, para o teto, em direção à qualquer coisa que esteja acima. Pensar na cabeça como um balão de gás (já dei essa dica no movimento da cabeça) que realmente te suspende, te leva para cima.
Associe-se a esse "crescer" o soltar os ombros: relaxá-los, amaciá-los, suavizá-los, derretê-los.
Lembrem-se: ombros soltos, para baixo e cabeça flutuante, para cima.
A idéia é ir no sentido contrário à gravidade: ela puxa para baixo, então nós iremos para cima descobrindo os espaços de nossas articulações e abrindo espaço no ar, ocupando-o!
Em relação à orientação aos alunos é importante que haja um bom "estar em pé" inicial para que fique clara a posição de retorno após a execução do movimento.
Experimentem e me contem! beijo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Silvia. Parabéns pelo blog, está ótimo. A expressão "crescer" funciona mesmo, às vezes eu falo cresce pelo cabelo e dou uma puxadinha de leve no cabelo para cima. Uma dica, para pessoas com encurtamento de isquiotibiais vale a pena colocar um banquinho, para que consiga esse alongamento axial.
Bjs

Silvia Gomes disse...

É verdade Analu! Bem lembrado. Vou acrescentar essa dica numa próxima postagem com dicas para o sentar-se bem! Especialmente nos exercícios que iniciam sentados e precisam dessa limpeza para o aluno iniciar e ter clareza de para onde retornar. Beijão!

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..